QUANDO É RECOMENDADO OPTAR POR FACTORING?

O mais importante ao decidir quando optar pelo factoring é entender qual é a realidade do seu negócio, compreender que haverá a incidência de custos sobre os serviços e que sua empresa será submetida a uma avaliação criteriosa antes da obtenção dos valores.

Se você realmente quer descobrir se é o momento de buscar o fomento, é válido fazer uma análise detalhada sobre a situação atual da sua empresa, incluindo:

- A observação dos indicadores de liquidez (corrente, seca, imediata e geral);
- A rentabilidade do negócio, considerando os custos e investimentos;
- Os ciclos operacional e financeiro (os caminhos da atividade e do dinheiro da empresa);
- A projeção do fluxo de caixa;
- Os prazos médios de pagamento e recebimento;
- A necessidade de capital de giro.

Algumas das situações para as quais o factoring é indicado são:

Para realizar novos investimentos
É possível buscar ajuda do factoring quando a empresa conta com uma oportunidade atrativa de investimento, mas não possui capital para aplicar no crescimento da empresa. No entanto, é importante analisar a viabilidade do investimento e o retorno que ele pode oferecer em médio prazo.

Para conter os efeitos da crise econômica
O fomento também é útil para quem não articulou reservas de capital e foi pego desprevenido pela crise econômica. Nesse caso, o factoring pode representar um fôlego para o negócio, permitindo que a empresa mantenha sua liquidez.

Para negociar com fornecedores
O parcelamento de compras, principalmente com valores maiores, acaba se tornando oneroso para a empresa em função dos juros. Dessa forma, a empresa pode adiantar seus recebíveis e obter um maior poder de negociação na compra de matéria-prima, conseguindo preços mais competitivos.

Para quitar empréstimos
Uma boa solução para as altas taxas de juros que comprometem seu capital de giro é adiantar alguns recebíveis e pagar os empréstimos já realizados. Além disso, antes de solicitar um empréstimo, é sempre importante lembrar que existe a opção de recorrer ao factoring.

PRECISA DE AJUDA PARA SABER O MOMENTO
CERTO DE ANTECIPAR SEUS RECEBÍVEIS?

Fale com um de nossos especialistas, sem compromisso:

FALE CONOSCO

(13) 3828-7200

registro@federalinvest.com.br

Rua Gersoni Napoli, 123,
Centro - Registro - SP - CEP: 11900-000

 
CNPJ: 25.241.094/0001-11